UM POUCO DE CONHECIMENTO

"Alguns mitos e verdades sobre
os gatos Sphynx."

Uma grande variedade de informações estão disponíveis no meio digital sobre os Sphynx, ainda mais quando se fala de uma raça tão peculiar quanto esta. Compomos abaixo um breve relato descritivo sobre os mesmos, suas características e cuidados principais, o que chamamos aqui de "lida".

Muitas destas informações são amplamente encontradas em literatura oficial de federações e de pesquisas relacionadas ao aprimoramento da raça, mas, outras, são puras conclusões de nossa criação, onde aprendemos demais com estes seres incríveis.

Nos orgulhamos em criar filhotes para pet companhia, para tutores e suas famílias, sempre na premissa do que for melhor, mais prático e acessível, principalmente dentro das limitações destes apaixonados humanos que sempre reconhecem os benefícios de uma criação exemplar, com a lida menos incomoda possivel.

Com nosso suporte, será muito fácil você criar o seu Sphynx.

ORIGEM DA RAÇA
SPHYNX

"Sphynx não são Egípcios
como muitos pensam."

A raça foi originada no ano de 1966, em Ontário no Canadá, quando em uma ninhada de gatos, nasceu um filhote totalmente nu. O fato aconteceu novamente, na ninhada seguinte da mesma gata. Estes gatos nus foram utilizados em cruzamentos e deram origem a uma nova raça felina, cujos exemplares começaram a ser chamados de "Moon's Cats" (Gatos da Lua), e em seguida de "Canadian naked" (Canadense Nu) e finalmente com o nome que têm atualmente, Sphynx.

Entre os anos de 1966 a 1998, criadores por todo o mundo, começaram a trabalhar na nova raça para tentar fixar os caracteres fazendo cruzamentos sucessivos com outras raças, principalmente com Devon-Rex, Cornish-Rex e Americano de Pelo Curto (American Shorthair), a fim de tornar a raça mais resistente, já que a taxa de mortalidade dos primeiros exemplares era muito alta.

Em Fevereiro de 1998, o registo do Sphynx foi aceito pela CFA - Cat Fanciers' Association, o que potenciou o desenvolvimento da raça. Em 2000, 120 Sphynxs já estavam inscritos na associação, o que lhe garantia o 33º lugar dentre 40 raças reconhecidas.

Origem da Raça Sphynx
Origem da Raça Sphynx

CARACTERÍSTICAS
FÍSICAS

"Sphynx não são apenas gatos sem pelos."

A ausência de pelos, embora a característica mais marcante, não eh a única desses gatinhos. O Sphynx é um gato de corpo musculado, aparência fina, mas de ossatura forte. Machos tem a composição muscular incrivelmente mais nítida, são verdadeiros touros, já as fêmeas, ligeiramente menor e mais arredondadas.

  • Cabeça: Angulosa de forma triangular com a fronte plana e com rugas, maçãs do rosto bem salientes.

  • Nariz: Largo, curto e com stop bem definido.

  • Olhos: Grandes, em forma de limão, um pouco oblíquos, bem espaçados, e com um olhar muito expressivo.

  • Cores: Todas são admitidas.

  • Orelhas: Grandes, quanto maiores melhor, bem afastadas e largas na base, com os bordos arredondados.

  • Patas: Devem ser longas, finas e musculosas, com os pés ovais de dedos longos com almofadas bem espessas.

  • Pele: O mais nua possível, com uma textura que lembra a camurça ou a pele do pêssego, quente e agradável de acariciar. Deve conservar rugas no pescoço, peito e patas.

  • Pelos: Só são admitidos pelos na base das orelhas, nariz, ponta da cauda e testículos.

  • Abdômen: Cheio e redondo, como depois de uma refeição farta.

  • Cauda: Longa e afilada.

  • Temperatura corporal: Cerca de 39ºC (nos humanos o normal é em torno de 36ºC), o que nos dá a impressão de que estão com febre.

ATENÇÃO ALÉRGICOS:
Por não possuir pelos, essa raça é muito procurada por pessoas desinformadas que acham que somente pelos provocam alergia, quando na realidade fatores causadores podem ser encontrados também nas descamações da pele e saliva dos animais. Portanto, deve-se deixar claro que, esta raça não é necessariamente hipoalergênica. Você deverá primeiramente descobrir junto a um alergista a origem de sua alergia.

COMPORTAMENTO

"Isso sim é exclusivo e peculiar aos Sphynx."

O Sphynx é um gato muito afetuoso, e gosta de ser mimado. Ele será o "chicletinho do dono." São amigos, inteligentes, interessados, ativos, emocionalmente estáveis, brincalhões e até mesmo adestráveis como os cães. São extremamente carinhosos, não somente pedem, mas principalmente, oferecem carinho e companhia. São muito independentes, mas sem serem indiferentes como a maioria dos felinos é. São super participativos e sociáveis. Sem essa de você receber visitas em casa, mesmo de pessoas estranhas e eles se esconderem ou simplesmente sumirem pela casa. Vão recepcionar os seus convidados como verdadeiros anfitriões, ahahaha.

Relacionamento com outros animais? Sim, independente da espécie e do porte, de peixes a cães. Certamente se tornarão os melhores amigos.

Não são agressivos, mesmo quando acuados, mas isso não significa que sejam bobos ou palermos. A pressão da ameaça precisa ser verdadeiramente forte, para que tenham reações de auto-defesa.

Não se arriscam a grandes alturas. Alguns pelos nos gatos, servem como sensores e dão algumas habilidades, como por exemplo o equilíbrio, sem eles, os Sphynx acabam por não desenvolvê-las da mesma forma que outros felinos. No entanto, se você mora em sobrado ou apartamento, recomendamos a utilização de redes de proteção para evitar acidentes.

O comportamento padrão observado e esperado do Sphynx é a fusão de macaco, cão, criança e gato. Tudo “junto e misturado”. Ou seja, são curiosos, ativos e gostam de acrobacias como os macacos. São leais e seguem os humanos para todo o lado de cauda levantada e felizes da vida como os cães. Brincalhões, requerem cuidados e pedem atenção como as crianças, e por fim, tem certa independência e personalidade como os gatos. Nós, aqui do Gatil ChesLô, também dizemos que são papagaios... ahahaha, afinal eles ”conversam” e adoram ficar empoleirados nos ombros de seus familiares.

HIGIENE

"Vou dar banho em um gato?
Sim e os Sphynx gostam."

O Sphynx, como todos os gatos, é capaz de fazer a sua própria higiene. "Sqn. Bem, não do jeito que deveria ser." Mas devido a algumas características exclusivas da raça, necessitam de cuidados extras para tal.

Sua pele produz uma gordura natural e acaba acumulando alguma sujeira do ambiente onde vivem, necessitando ser limpa com mais frequência. Banhos semanais com shampoo neutro para bebê será uma ótima pedida. Uma boa alternativa entre os banhos, é a utilização de lenços umedecidos sem álcool para a remoção dessa oleosidade . Este procedimento além de tonificar e facilitar a circulação sanguínea diminuirá problemas futuros com a pele, como o surgimento de fungos e outros males.

Os olhos devem ser limpos com frequência, já que não possuem cílios, ficam mais expostos à poeira e tendem a produzir maior lacrimejamento, acumulando uma "geleia" acastanhada.

As orelhas, devem ser limpas uma vez por semana, pois criam um cerúmen castanho e para tal, pode ser utilizada qualquer solução veterinária para higienização de ouvidos. Isso evitará o aparecimento de otites.

A limpeza das patas, assim como das almofadas, para a retirada de sujidades entre os dedos se faz necessária, junto com o corte regular e a remoção de gordura das unhas. Utilize um alicate apropriado para gatos ou um trim, aquele cortador de unhas que você certamente utiliza na sua higiene pessoal para o corte. Para remoção da camada de gordura acumulada nas unhas, utilize apenas algodão. Isso trará maior conforto para ambos na interatividade entre vocês.

Cuidado com o sol direto pois ele bronzeará com muita facilidade, podendo ocorrer queimaduras solares. Eles gostam de banho de sol mas não se expõem de maneira excessiva por natureza. Dê livre acesso aos ambientes cobertos para sua proteção e também as áreas de sol para que ele vá naturalmente tomar seu banho quando sentir necessidade.

Todos os cuidados acima, podem ser executados por você, sem grandes dificuldades, não havendo a menor necessidade de envolver pet shops no processo de limpeza... a não ser que assim você prefira.

SAÚDE

"Prevenir é melhor que remediar."

Embora à primeira vista o Sphynx pareça delicado e frágil, ele é um gato muito robusto e forte. Sua expectativa de vida é a mesma de outros gatos e gira em torno de 10 a 15 anos. A saber, eles não apresentam nenhum tipo de anomalia genética comum à raça, porem alguns poucos exemplares serão acometidos da cardiomiopatia hipertrófica. Ao escolher uma raça, você deverá ter ciência de que cada uma delas, poderá apresentar doenças genéticas comuns à raça, como por exemplo a doença policística nos Persas, a surdez nos Khao Manee ou a doença do armazenamento do glicogênio, comum nos Norueguês da Floresta.

Antes de adquirir seu filhote, escolha um gatil responsável, que mantenha controle rigoroso com a saúde de seus animais, isso evitará problemas de saúde que poderiam ser evitados já na primeira fase da criação.

Para que se mantenha em ótimo estado de saúde, assim como qualquer outro animal de estimação, afinal de contas, acreditamos na posse responsável, você deverá levá-lo com regularidade ao médico veterinário de sua confiança para consultas e check-ups normais, além de administrações anuais de vacinas e antiparasitários.

A vacinação é uma parte muito importante, por meio dela, você previne o aparecimento de inúmeras doenças infecto-contagiosas, perigosas ao seu pet e algumas até a você. Por favor, não se descuide deste aspecto!

ALIMENTAÇÃO

"Somos o que comemos!
E os Sphynx Também!"

Esta raça requer alguns cuidados com a alimentação. Possuem o intestino sensível e por isso necessitam de dieta balanceada, com alimento de qualidade, e de boa energia metabolizável. A quantidade de alimento diário deverá ser controlada pois também interfere na melhor taxa de absorção e controle das fezes. Nunca exagere na quantidade. Leia atentamente a especificação do fabricante do alimento quanto a porção diária oferecida.

O Gatil ChesLô utiliza a Alimento Super Premium PremierPet e sempre recomendamos a utilização de rações Super Premium, pois somente estas garantem níveis máximos de garantia de entrega nutricional como por exemplo origem de proteínas, fibras e extrato etéreo. A não observância neste cuidado, poderá ocasionalmente causar diarreias, além disso, rações com excesso de sódio e cálcio, aumentam e muito a probabilidade de doenças renais e urinárias.

Água deve ser oferecida em abundância para aumentar a ingestão de líquidos pelo animal. Gatos gostam de água sempre limpa e fresca. A boa hidratação do animal evitará problemas urinários. A boa notícia é que Sphynx é uma das raças que mais consomem o liquido durante o dia, dispensando assim a necessidade de oferecer alimentos úmidos, que no caso dos Sphynx é um risco ao trato intestinal desnecessário.

Nossas credenciais e associações:

Utilizamos e recomendamos
Alimento Super Premium